Mundo

França e Alemanha impedem entrada da Bulgária e Romênia no espaço Schengen

Agência France-Presse
postado em 21/12/2010 15:21
Bruxelas - França e Alemanha decidiram bloquear a entrada da Bulgária e da Romênia no espaço Schengen - uma questão que, para ser aceita, exige a unanimidade dos Estados membros, anunciou nesta terça-feira (21/12) um porta-voz da Comissão Europeia.

O Acordo Schengen é uma convenção entre países europeus sobre uma política de livre circulação de pessoas no espaço geográfico da Europa.

Em carta enviada à comissária europeia de Segurança, Cecilia Malmstr;m, da qual a AFP obteve uma cópia, os ministros francês e alemão do Interior, Brice Hortefeux e Thomas de Maiziere, respectivamente, consideraram "prematuro" autorizar a entrada destes dois países no espaço Schengen em março de 2011, como havia sido levantado.

Os dois ministros denunciam carências da Bulgária e da Romênia em matéria de luta contra a corrupção e o crime organizado.

Dessa forma, França e Alemanha adiantaram o veto a uma questão que deveria ser discutida em janeiro pelos Estados membros do espaço Schengen, quando se prevê a publicação de um informe de um grupo de especialistas que viajou a Romênia e Bulgária.

Ambos os países fazem parte da União Europeia (UE) desde 2007. O espaço Schengen sem controles fronteiriços é formado por 22 dos 27 países do bloco, além de Noruega, Suíça e Islândia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação