Mundo

Terremoto de 7,4 graus atinge o Japão; País descarta tsunami

Agência France-Presse
postado em 21/12/2010 16:03

Tóquio - Dezenas de pessoas foram retiradas em plena noite do litoral de várias ilhas situadas ao sul do Japão, em seguida a um terremoto de magnitude 7,4 que chegou a desencadear, mais cedo, um alerta de tsunami.

Segundo o Instituto Geofísico americano (USGS), o abalo se produziu às 2h19 (terça-feira, 15h19, hora de Brasília), perto da ilha Chichijima, do arquipélago de Ogasawara, a cerca de mil quilômetros ao sul de Tóquio, a 14km de profundidade, no Oceano Pacífico.

Nos minutos que se seguiram, mensagem divulgada por alto-falantes advertiram os habitantes sobre o risco de ondas de dois metros.

"Todas as pessoas que estiverem perto do litoral devem seguir para zonas mais altas", dizia a mensagem da Agência meteorólogica japonesa, repetida pelos canais de televisão em japonês, inglês, coreano, chinês e português.

"Cerca de 120 pessoas foram deslocadas para lugares mais elevados e 50 para a ilha vizinha de Hahashima", declarou à AFP Koji Watanabe, da cidade de Chichishima, ouvido por telefone. Acrescentou "não ter sido informado sobre vítimas eventuais".

A Agência meteorólogica decidiu, então, pouco antes das 4h (terça-feira 17h de Brasília) reduzir o "alerta" a nível de simples "advertência".

O gerente de um hotel de Chichishima confirmou à NHK a manutenção da ordem de evacuação.

O arquipélago Ogasawara, formado por 30 ilhas e habitado por 2,3 mil pessoas, foi colocado sob o controle dos Estados Unidos em 1946, após a derrota do Japão, tendo sido devolvido em 1968, apenas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação