Mundo

Obama: reforma migratória deve ser prioridade em novo Congresso

Agência France-Presse
postado em 21/12/2010 17:55
Washington - O presidente americano, Barack Obama, afirmou nesta terça-feira (21/12) que a reforma migratória deve ser uma prioridade para o novo Congresso, que iniciará as sessões em janeiro, durante uma reunião com membros do grupo de legisladores hispânicos na Casa Branca.

Obama e os congressitas "concordaram que a reforma de imigração deve continuar sendo uma importante prioridade para o próximo Congresso", informou um comunicado da presidência.

A reunião dos legisladores hispânicos com Obama ocorreu depois de fracassar, no sábado no Congresso, um projeto de lei conhecido como Dream Act, que buscava abrir caminho para legalizar milhares de jovens ilegais que estudaram na universidade ou se alistaram no Exército.

O presidente afirmou na reunião que "já não podemos perpeturar um sistema de imigração quebrado, que não está funcionando como o país ou nossa economia precisam".

Os congressistas que se reuniram com Obama foram o senador Robert Menéndez e os representantes Luis Gutiérrez, Xavier Becerra, Nydia Velázquez e Charlie González.

Uma das principais promessas de Obama foi alcançar uma reforma migratória que regularize os onze milhões de imigrantes ilegais, a maior parte deles hispânicos, que vivem nos Estados Unidos.

Mas a iniciativa, que já fracassou no Congresso em 2006 e 2007, não avançou no atual Congresso e tem poucas chances no próximo, que contará com maioria republicana na Câmara de Representantes.

Os republicanos se opuseram a uma reforma migratória e pedem primeiro que seja reforçada a segurança na fronteira.

Obama disse estar "decepcionado" com a derrota do Dream Act, que não conseguiu superar uma votação chave no Senado, mas afirmou que "não se dará por vencido" e insistirá pela aprovação no futuro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação