Mundo

Cheiro de esgoto deixa em alerta prédio do Conselho de Segurança da ONU

Agência France-Presse
postado em 21/12/2010 18:22
Nações Unidas - O odor forte de esgoto, proveniente de uma maré excepcionalmente alta, obrigou a uma retirada de emergência de funcionários e visitantes do Conselho de Segurança da ONU nesta terça-feira (21/12), informou um porta-voz das Nações Unidas.

A câmara do Conselho de Segurança, no subsolo do prédio da ONU em Nova York, com vista para o East River, foi rapidamente esvaziada enquanto um odor sulfuroso envolvia o local, disseram diplomatas.

"Estávamos prestes a iniciar o debate, mas havia um cheiro muito forte de gás", disse um diplomata presente.

Embaixadores e outros diplomatas foram conduzidos para fora e 150 crianças que iriam participar do debate especial foram levadas para a missão dos EUA do outro lado da rua.

Após uma investigação apressada, um porta-voz da ONU, Farhan Haq, disse que uma maré excepcionalmente alta no East River causou um problema "no sistema de esgoto do edifício, e isso afetou o Conselho de Segurança". "Foi exalado algum tipo de gás não-prejudicial", explicou.

O porta-voz não quis comentar as perguntas sobre o eclipse lunar da noite de segunda-feira que teria causado a maré alta, mas brincou que, em geral, "esse lugar cheira como uma rosa".

A sede de 60 anos da ONU está passando por uma reforma de US$ 2 bilhões, que exigiu um grande trabalho no subsolo. Vários dos andares superiores também foram liberados para a obra.

Partes de um prédio vizinho, que abriga a Assembléia Geral da ONU e do gabinete do Secretário-Geral da entidade, Ban Ki-moon, também foram evacuados por alguns minutos por causa do alerta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação