postado em 22/12/2010 08:00
Um pacote contendo uma bomba caseira, encontrado na manhã de ontem em um vagão vazio do metrô de Roma, causou transtornos e mobilizou a polícia, em um dia já conturbado por manifestações de estudantes contra medidas de austeridade do governo. O artefato, composto por dois pequenos tubos metálicos recheados com pólvora e ligados por fios, possuía uma antena, mas não havia detonador. Segundo o prefeito da capital italiana, Gianni Alemanno, os peritos que inspecionaram o material concluíram que não havia risco de explosão. ;Depois de uma verificação, os especialistas concluíram que o artefato não iria explodir. Era um mecanismo rudimentar;, explicou à imprensa.O pacote-bomba foi encontrado por volta das 10h (7h em Brasília por um funcionário da empresa de transporte público Atac, que notificou a polícia e entregou o artefato. O pacote, escondido em uma caixa de sapatos, estava sob um assento de um vagão, em uma área de serviço perto da estação de Rebibbia, nos subúrbios a nordeste de Roma. ;O detonador estava faltando. A bomba foi fabricada com dois tubos ligados por fios com uma antena;, afirmou Salvatore Cagnazzo, comandante dos Carabiniere, a polícia militar italiana. ;Posso garantir aos cidadãos da capital que todas as estações de metrô foram controladas e eles não correm perigo algum;, acrescentou o prefeito. ;Demonstramos que nosso sistema de segurança funciona perfeitamente;, acrescentou.
A promotoria de Roma e os juízes antiterrorismo abriram uma investigação por ;uso e transporte de material que pode explodir;. As autoridades analisam as imagens das câmeras instaladas nas estações da linha percorrida pela composição para tentar identificar a pessoa que deixou o artefato. O trem havia partido da estação Laurentina, no sudoeste de Roma, passado pelo centro da cidade e encerrado a viagem em Rebibbia. O pacote foi encontrado depois do desembarque dos passageiros, quando a composição era submetida a manutenção. Segundo a empresa Atac, a polícia foi chamada ;imediatamente; e isolou a área onde a bomba foi encontrada, mas a estação não teve de ser esvaziada e o metrô continuou funcionando normalmente durante a operação.
Radicalismo
Embora garanta que a população da capital não chegou a correr risco, o prefeito Gianni Alemanno considerou a notícia ;preocupante; e felicitou as forças de segurança por sua rápida reação ao alerta. Alemanno afirmou que agentes de segurança verificaram todas as estações do sistema e não encontraram nenhum outro pacote suspeito. Roma teve a segurança reforçada desde os violentos protestos da semana passada contra o primeiro-ministro Silvio Berlusconi, que se repetiram ontem em alguns pontos da cidade.
A governadora da região do Lazio, onde fica Roma, Renata Polverini, alertou sobre o perigo de um retorno da violência que marcou a política italiana durante a década de 1970 ; com sequestros e assassinatos seletivos cometidos pelo grupo esquerdista Brigadas Vermelhas, ataques a bomba promovidos pela extrema direita e atentados do crime organizado contra os juízes antimáfia. ;Vamos parar no tempo, porque lembramos aqueles anos obscuros pelos quais ainda estamos pagando um alto preço;, afirmou Polverini.
Alarme na ONU
Um ;odor suspeito;, que mais tarde foi classificado preliminarmente pelos agentes de segurança como decorrente de um vazamento de gás, provocou ontem a retirada das pessoas presentes nos plenários da Assembleia Geral e do Conselho de Segurança, no edifício-sede das Nações Unidas, em Nova York. Reuniões que estavam previstas em ambos os salões foram remanejadas para outras dependências, em um prédio anexo. De acordo com o porta-voz da ONU, Farhan Haq, a medida foi tomada ;por precaução; e a polícia foi acionada. ;No momento, estamos tentando identificar (a substância responsável pelo odor) com as autoridades locais;, informou Haq.
O alerta na sede da ONU, um complexo situado à margem do East River, foi o último de uma sequência de alarmes ; até agora falsos ; de possíveis ataques terroristas que mobilizam a polícia nova-iorquina nas semanas que antecedem as festas de Natal e ano-novo. Na última segunda-feira, um pacote que continha um computador provocou a interdição temporária do terminal de passageiros do aeroporto de Newark, cidade vizinha. No mesmo dia, um veículo estacionado de maneira suspeita levou as forças de segurança a controlar a circulação na Times Square, um dos pontos mais movimentados de Manhattan.