Mundo

Aeroportos voltam lentamente à normalidade com melhora do tempo

Agência France-Presse
postado em 22/12/2010 14:18
Londres - Os aeroportos europeus aceleram o ritmo nesta quarta-feira para compensar os atrasos nas viagens antes do Natal, aproveitando uma pequena trégua do clima que antecede previsões de novas nevascas.

Pela quinta noite consecutiva, milhares de passageiros - cerca de mil em Londres e 300 em Frankfurt - dormiram nos saguões dos aeroportos, enquanto as companhias aéreas tentavam compensar os atrasos acumulados desde sexta-feira passada, em pleno período de pico antes do Natal.

Em Londres, a situação melhora lentamente para os trens Eurostar e no aeroporto de Heathrow, após vários dias de completo caos.[SAIBAMAIS]

"Nós garantimos 70% do tráfego previsto, ou seja, cerca de 900 voos, e achamos que vamos conseguir retirar toda a neve das pistas hoje", informou um porta-voz do Heathrow, após a reabertura da segunda pista.

Cerca de 30 mil toneladas de neve foram retiradas do aeroporto que é o sistema nervoso central do tráfego intercontinental.

"Mas ainda há previsão de frio e, por isso, podem ocorrem novos atrasos e cancelamentos", prognosticou a BAA, que administra o aeroporto, empresa alvo de críticas por sua má gestão neste episódio.

Em relação às conexões ferroviárias com o continente, o Eurostar anunciou "um tráfego praticamente normal" durante o dia. No entanto, uma longa fila de espera se formou mais uma vez nas primeiras horas da manhã em frente a estação internacional de Saint Pancras, onde empregados da Eurostar distribuíam cafés e croissants aos passageiros.

"Estou aqui desde as 5h30 e não consegui pegar o trem no qual eu tinha um assento reservado para as 6h50. Não temos informações claras e não entendemos as regras de passagem", explicou Caroline, uma francesa, antes de embarcar finalmente por volta das 8h.

O aeroporto de Dublin, fechado na terça-feira, também reabriu.

Em Paris, as autoridades antecipam uma nova perturbação no tráfego aéreo em razão da previsão de mais uma nevasca para o fim desta tarde e quinta-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação