Mundo

Julian Assange, fundador do WikiLeaks, é "homem do ano" para Le Monde

Agência France-Presse
postado em 22/12/2010 16:36
Paris - Julian Assange foi escolhido o "homem do ano" pela redação do jornal francês Le Monde, que dedicará a capa e um artigo biográfico ao fundador do site WikiLeaks no suplemento semanal, que será publicado nesta sexta-feira (24/12).

O Le Monde é um dos cinco grandes jornais ocidentais (junto com o The New York Times, The Guardian, El País e Der Spiegel) que se associou com o WikiLeaks para publicar milhares de documentos secretos da diplomacia americana.

Assange, que passou nove dias em uma prisão britânica no início de dezembro, encontra-se atualmente em liberdade condicional com a ameaça de ser extraditado à Suécia, país que o persegue por supostos crimes de agressões sexuais contra duas mulheres, que o acusam de impor relações sexuais sem preservativo.

Os internautas do Le Monde também elegeram Assange como "homem do ano", com 56,2% dos votos, na frente do prêmio Nobel da Paz Liu Xiaobo (22,3%) e do americano Mark Zuckerberg (6,9%), fundador do Facebook.

A revista americana Time nomeou na última semana Mark Zuckerberg como "homem do ano", apesar dos leitores da publicação terem escolhido Assange.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação