Mundo

Senado dos EUA ratifica tratado START com a Rússia

Agência France-Presse
postado em 22/12/2010 19:20
Washington - O Senado dos Estados Unidos ratificou nesta quarta-feira (22/12) o tratado START com a Rússia, dando ao presidente Barack Obama uma vitória diplomática e política após uma batalha que durou meses.

O Senado aprovou por 71 votos contra 26 o novo Tratado de Redução de Armas Estratégicas (em inglês, START), superando a maioria de dois terços necessária para aprová-lo.

Após serem cortejados de forma implacável por Obama, pelo vice-presidente Joe Biden e por altos comandantes militares dos EUA, um pelotão de republicanos apoiou o tratado, contrariando líderes ansiosos por dar ao presidente uma grande derrota.

"Estou confiante de que a segurança da nossa nação, e também do mundo, será reforçada através da ratificação deste tratado", afirmou o presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado, John Kerry.

Kerry - que, com o líder dos Republicanos no Comitê, o senador Richard Lugar, conduziu o acordo através de um debate difícil e até mesmo amargo - repetiu os argumentos da Casa Branca de que o pacto ajudará nos esforços para enfrentar o Irã e a Coreia do Norte.

O acordo "não é simplesmente para enfrentar os perigos remanescentes da era nuclear. É um acordo que nos dará uma ferramenta crucial para combater as ameaças de uma nova era nuclear", afirmou momentos antes da votação.

Antes de aprovar o tratado, os parlamentares fizeram emendas não vinculativas na resolução do documento de ratificação técnica para comprometer Washington a implantar um sistema de defesa antimísseis, modernizar o arsenal nuclear e buscar novas negociações com a Rússia para a contenção de armas nucleares táticas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação