Mundo

Duma pode ratificar tratado START nesta sexta-feira

Agência France-Presse
postado em 23/12/2010 10:26
Moscou - A Duma pode ratificar na sexta-feira o tratado START de redução de armas nucleares com Washington caso não existam mudanças na versão aprovada nos Estados Unidos, afirmou o presidente da Câmara Baixa do Parlamento russo, Boris Gryzlov.

"Se as condições não modificarem o texto principal do tratado, então o ratificaremos amanhã (sexta-feira)", declarou Gryzlov.

O Senado dos Estados Unidos aprovou o acordo na quarta-feira por 71 votos a 26, após várias semanas de intensas negociações em Washington pelas dúvidas dos republicanos.

O tratado START (sigla em inglês para Tratado para a Redução de Armas Estratégicas) foi assinado em 8 de abril de 2010 pelos presidentes dos Estados Unidos e Rússia, Barack Obama e Dmitri Medvedev, respectivamente, e limita as armas nucleares estratégicas - mísseis nucleares de longo alcance, entre outras - nos dois países.

Assinado por um período de 10 anos, o acordo prevê um máximo de 1.550 ogivas nucleares em cada um dos países, contra as 2.200 atuais, o que representa uma redução de 30%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação