Mundo

Irã espera que novo governo iraquiano ponha fim à ocupação estrangeira

Agência France-Presse
postado em 23/12/2010 10:39
Teerã - O Irã saudou nesta quinta-feira a formação de um novo governo no Iraque, manifestando sua esperança de que isso ponha fim à presença de ;forças de ocupação; nesse país.

"A República Islâmica do Irã considera que a formação do governo iraquiano e o voto de confiança (recebido pelo parlamento) são um passo positivo", afirmou um porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Ramin Mehmanparast, à agência Isna.

Teerã espera que a integração do novo governo "resultará na independência total desse país e na partida de todas as forças de ocupação", acrescentou.

Desde a queda do regime de Saddam Hussein em 2003, Teerã estreitou suas relações com Bagdá, liderado desde então por governos xiitas.

O parlamento iraquiano aprovou na terça-feira o governo de unidade nacional, encabeçado pelo primeiro-ministro Nuri al Maliki, e seu programa que prevê liberalizar a economia, desenvolver a produção petroleira e lutar contra o terrorismo.

Trata-se de um governo de compromisso integrado apenas por homens e designado nove meses depois das eleições legislativas, cujo resultado não proporcionou maioria clara a nenhum partido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação