Mundo

Governo de Ouattara pede envio de missão da CPI à Costa do Marfim

Agência France-Presse
postado em 23/12/2010 10:55
Paris - O primeiro-ministro de Alassane Ouattara, um dos presidentes autoproclamados da Costa do Marfim depois das eleições de novembro, pediu à comunidade internacional que envie a Abidjan uma missão da Corte Penal Internacional (CPI).

"Esperamos que a CPI possa enviar uma missão à Costa do Marfim para estabelecer a responsabilidade de uns e outros, e que todos aqueles que estão envolvidos de uma maneira ou de outra sejam levados a Haia", sede do tribunal internacional, afirmou Guillaume Soro em uma entrevista publicada nesta quinta-feira pelo jornal francês Liberation.
[SAIBAMAIS]
"Esperamos energicamente que a comunidade internacional não demore muito para se dar conta que o lugar do (atual presidente Laurent) Gbagbo não é o palácio presidencial, e sim a Corte Penal Internacional de Haia", afirmou.

A comissária adjunta para os direitos humanos da ONU, Kyung-Wha Kang, se declarou alarmada com a violência provocada pela confusa eleição presidencial marfinense. Segundo ela, um total de 173 pessoas morreram e 471 foram detidas entre 16 e 21 dezembro por causa da situação no país.

"Esta situação está caracterizada por um uso excessivo da força pelos partidários de Laurent Gbagbo", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação