Mundo

Congresso bloqueia fechamento de Guantánamo no orçamento do Pentágono

Agência France-Presse
postado em 23/12/2010 16:33
Washington - As duas Câmaras do Congresso americano aprovaram nesta quinta-feira (23/12) o orçamento do Pentágono para 2011, com um dispositivo impedindo de fato o fechamento da prisão de Guantánamo, bem como o julgamento de detidos nos Estados Unidos.

Após vários meses de negociações, foi validada pelo Congresso uma verba de US$ 725,9 bilhões para o ano fiscal de 2011, que começou em 1; de outubro.

O texto inclui medida que "impede a utilização de recursos do departamento de Defesa para construir ou modificar centros nos Estados Unidos para acolher prisioneiros de Guantánamo", segundo resumo divulgado pela Comissão de Defesa do Senado.

O Pentágono tampouco poderá financiar "o traslado, a libertação ou qualquer tipo de ajuda" aos réus da base naval americana em Cuba.

Além disso, será permitida a detenção de prisioneiros por tempo ilimitado, o que afeta 48 dos 174 homens que estão em Guantánamo, por serem considerados perigosos, embora possam recorrer da condenação.

O projeto não foi apresentado, ainda, ao presidente Barack Obama para aprová-lo ou vetá-lo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação