Mundo

Papa designa religioso chinês para importante cargo na Cúria Romana

Agência France-Presse
postado em 23/12/2010 17:58
Cidade do Vaticano - O Papa Bento XVI designou pela primeira vez um religioso de nacionalidade chinesa, o salesiano Savio Hon Tai Fai, como secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos, importante entidade da Cúria Romana, informou nesta quinta-feira (23/12) o Vaticano.

A nomeação do salesiano, que reside em Hong Kong, foi realizada em plena crise entre o Vaticano e a China.

A Santa Sé denunciou recentemente a "intolerância religiosa" de Pequim e "as tentativas de controlar a consciência dos cidadãos" assim como a interferência em assuntos internos da Igreja católica.

O Papa conhece bem a trajetória do religioso chinês, membro desde 2004 da Comissão Teológica Internacional.

Savio Hon Tai Fai, de 60 anos, traduziu o catecismo católico para o chinês, um trabalho realizado em coordenação com o então cardeal Joseph Ratzinger e atual Papa Bento XVI.

Trata-se do primeiro chinês a chegar a um cargo tão importante no Vaticano, responsável por 1.080 circunscrições eclesiásticas nos cinco continentes, o que significa administrar recursos para as missões da ordem de nove bilhões de euros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação