Mundo

Santos diz que Farc planejou sequestros no exterior

Agência France-Presse
postado em 23/12/2010 19:47
Bogotá - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, garantiu nesta quinta-feira (23/12) que a guerrilha colombiana das Farc planejou sequestros no exterior, e chegou a executar ao menos um no Paraguai, como provam documentos encontrados com os rebeldes.

Em um ato público, Santos leu e-mails encontrados nos computadores do líder das Farc Jorge Briceño, que revelam planos para sequestrar o dono de um banco em Aruba, em 2003, e um empresário peruano, em 2009.

Os documentos também revelam um pedido de resgate de US$ 300 mil por um refém no Paraguai, em 2003.

"Oswaldo, chefe do Partido Pátria Livre, informa sobre 300 mil dólares nossos em seu poder pagos por um trabalho conjunto Farc-PL, e destaca que no Paraguai há boas condições para trabalhos financeiros conjuntos, compra de armas e organização de redes de apoio às Farc", revela Santos.

Outro e-mail diz: "começamos um trabalho de inteligência no Peru para pegar um ricaço de lá...". "É empresário e o trabalho será feito com um amigo de lá (...), e por ele poderemos pedir quatro milhões de dólares...".

Briceño, o segundo no comando das Farc, foi morto em setembro passado, em um bombardeio contra o acampamento na selva colombiana, onde as autoridades encontraram os computadores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação