Mundo

Militar que vazou informações ao WikiLeaks está em condições "desumanas"

Agência France-Presse
postado em 23/12/2010 20:34
Washington - As condições carcerárias de Bradley Manning, o soldado americano acusado de vazar ao site WikiLeaks milhares de documentos secretos do departamento de Estado, são "desumanas", e saúde física e mental estão se deteriorando, afirmou nesta quinta-feira (23/12) uma pessoa próxima ao soldado.

"Parece evidente que a saúde física e mental de Manning estão se deteriorando, escreveu David House no blog Firedoglake.

De acordo com House, um analista de sistemas que o visita duas vezes por mês, as condições carcerárias de Manning em uma prisão de Marines em Quántico (no estado da Virgínia) são "rigorosas e desumanas", apesar do que o Pentágono afirma.

O departamento de Defesa afirma que o ex-analista, de 23 anos, está detido sob um regime de segurança máxima, mas não recebe um tratamento diferente dos demais presos.

O regime permite ao recluso apenas sair da cela uma hora por dia para realizar exercícios físicos.

Manning dispõe de dois lençóis e cobertores que não podem se romper para evitar que se suicide, uma medida tomada por "precaução", ainda que não receba uma vigilância especial por isso, segundo o Pentágono.

House garantiu que as declarações do departamento são "claramente contraditórias" com as que Manning lhe fez, depois de visitá-lo no sábado e domingo.

Manning não pode sair ao pátio da prisão há quatro semanas, e por isso não está realizando exercícios físicos.

"Quando mencionei o comunicado do Pentágono que garante que ele pode fazer exercícios, ele respondeu que é verdade, se caminhar com correntes for considerado uma forma de fazer exercícios físicos", explicou House no blog.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação