Mundo

EUA: Toyota paga US$ 10 milhões para vítimas de carro com defeito

Agência France-Presse
postado em 23/12/2010 20:40
Los Angeles (EUA) - O fabricante automotivo japonês Toyota aceitou pagar US$ 10 milhões aos familiares de um policial que faleceu junto com a família na Califórnia em 2009, em um acidente provocado pela aceleração descontrolada do veículo, revelaram documentos publicados nesta quinta-feira (23/12).

A Toyota alcançou em setembro um acordo fora dos tribunais com os familiares do oficial de patrulha de estradas da Califórnia Mark Saylor, a esposa, a filha e um cunhado, que morreram em agosto de 2009 em um acidente em San Diego, quando viajavam em um carro modelo Lexus.

Os detalhes do acordo se mantiveram em segredo, mas na segunda-feira um juiz permitiu que o conteúdo dos autos do caso fosse publicado, a pedido da concessionária Lexus onde o automóvel foi adquirido e de vários meios de comunicação locais.

"A Toyota e os familiares (das vítimas) alcançaram um acordo privado amistoso, num quadro de respeito mútuo e cooperação sem envolver os tribunais", indicou a Toyota, que enfrenta uma ação federal pela distribuição e venda de veículos defeituosos.

Uma ligação ao número de emergência 911 - publicada no Youtube - mostra claramente que o motorista, Saylor, tenta desesperadamente controlar o veículo, que tem "o acelerador preso", e grita ao pedir ajuda em uma gravação que termina quando a família se acidenta.

A tragédia comoveu a opinião pública americana e ilustrou os problemas mecânicos de vários modelos da Toyota, que se viu obrigada a retirar milhões de veículos do mercado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação