Agência France-Presse
postado em 25/12/2010 14:52
Belém - Belém, cidade onde Jesus teria nascido, segundo os evangelhos, recebeu um número recorde de peregrinos este ano, que chegaram à cidade aos milhares para celebrar o Natal.
O número de visitantes pode superar os 90.000, segundo cálculos da Autoridade Palestina.
"É a primeira vez que Belém recebe tanta gente", disse à AFP George Saade, que integra a adminoistração da cidade, acrescentando que as cifras oficiais ainda não estão disponíveis.
Durante vários anos, após o início da segunda intifada em 2000, o temor de um ressurgimento da violência manteve turistas e peregrinos afastados do local histórico, deixando Belém quase deserta na época do Natal.
Em 2010, no entanto, a cidade recebeu cerca de 1,5 milhão de visitantes, sendo mais de 3 milhões em Israel - um recorde, de acordo com os dados palestinos.
Para Belém, este é o segundo Natal seguido com afluência recorde. Segundo as autoridades, os 24 hotéis da cidade estavam completamente lotados.
As autoridades israelenses decidiram conceder autorizações especiais a palestinos cristãos da Cisjordânia (7.000) e da Faixa de Gaza (500) para que visitassem seus familiares.
Além disso, pela primeira vez, Israel permitiu que 200 cristãos oriundos de países árabes com os quais não mantém relações diplomáticas (com exceção do Egito e da Jordânia) a entrar pela fronteira jordaniana para celebrar o Natal.