MOSCOU - O presidente russo, Dimitri Medvedev, cumprimentou neste sábado (25/12) o presidente bielorrusso Alexandre Lukashenko, reeleito para seu quarto mandato em um pleito considerado irregular por observadores ocidentais.
Em uma mensagem aparentemente fria, divulgada pelas agências russas, a porta-voz Natalia Timakova indica que Medvedev enviou uma carta ao líder da ex-república soviética para felicitá-lo por sua vitória na votação do último domingo.
"A carta foi enviada, após a publicação dos resultados oficiais pela comissão eleitoral bielorrussa e do relatório do diretor da comissão eleitoral russa, Vladimir Churov, sobre as conclusões dos observadores", disse a porta-voz, sem dar detalhes sobre o conteúdo do texto.
A presidência bielorrussa publicou uma breve passagem da carta, na qual Medvedev deseja a Lukashenko "sucesso, paz e prosperidade ao povo irmão bielorrusso".
O autoritário presidente de Belarus foi reeleito com cerca de 80% dos votos no primeiro turno do pleito presidencial, no domingo passado, segundo os resultados oficiais publicados pela comissão eleitoral.
Sete dos nove candidatos da oposição foram presos na noite das eleições, após a dispersão de milhares de manifestantes que denunciavam uma fraude massiva e tentaram invadir a sede do governo.