Agência France-Presse
postado em 25/12/2010 18:10
WELLINGTON - Um violento terremoto no sudoeste do Oceano Pacífico provocou neste sábado (25) pela manhã um alerta de tsunami que foi rapidamente cancelado depois que os cientistas confirmaram que a onda superava apenas os 15 centímetros acima do nível habitual do mar.O tremor foi de magnitude 7,3 e aconteceu no arquipélago de Vanuatu (sudoeste do Oceano Pacífico), segundo o Instituto de Geofísica americano (USGS).
Depois do terremoto, foi lançado um alerta de tsunami na zona compreendida entre Vanuatu, Nova Caledônia e ilhas Fiji. "Os dados sobre o nível do mar confirmaram que o tremor provocou um tsunami", anunciou em seguida o centro de alerta de tsunamis do Pacífico, localizado no Havaí.
Depois de constatar que em Vanuatu havia somente um aumento de 15 centímetros em relação ao nível habitual do mar, o centro retirou seu alerta.
O USGS, que a princípio estimou que a magnitude do tremor seria de 7,6, precisou que o terremoto ocorreu no domingo às 00H16 horas local (11H16 de Brasília) e que se seguiram réplicas de 5,6 e 5,5.
O instituto também revisou seus indicadores sobre a profundidade do tremor (12,3 km) e seu epicentro (145 km a oeste de Isangel, na ilha de Tanna, do arquipélago de Vanuatu).
Jackie Philip, empregado de um hotel de Porto Vila, a capital de Vanuatu, disse que os clientes do hotel estavam ainda festejando a Noite de Natal quando ocorreu o terremoto. "Alguns saíram correndo. Observamos o mar durante alguns minutos, mas nada aconteceu ", acrescentou, precisando que a rádio não chegou a transmitir nenhum alerta de tsunami.
Vanuatu, situada entre as ilhas Fiji e a Austrália, norte de Nova Caledônia, se localiza sobre o Cinturão do Fogo do Pacífico, onde o movimento das placas da crosta terrestre provocam terremoto e atividade vulcânica.
O terremoto ocorreu seis anos depois de um tsunami mortífero, registrado em 26 de dezembro de 2004 e provocado por um terremoto na Indonésia e que causou a morte de mais de 220.000 pessoas em todo o Oceano Índico.
Como reação a esta tragédia, foi instalada uma rede de sensores nos Oceanos Pacífico e Índico para registrar os movimentos de ondas anormais.
Em agosto passado, um terremoto de 7,5 ocorrido em Vanuatu provocou uma leve tsunami que semeou pânico entre os habitantes do arquipélago.
Em setembro de 2009, terremotos de até 8,1 afetaram as ilhas Samoa, no Oceano Pacífico, provocando ondas de até 15 metros de altura, que destruíram vários povoados e lugares turísticos. Um total de 143 pessoas morreram em Samoa, das quais 34 se encontravam na Samoa Americana e 9 nas Ilhas Tonga.