Agência France-Presse
postado em 26/12/2010 14:57
Kiev - Yuri Lutsenko, ex-ministro do Interior ucraniano durante o governo de Yulia Timoshenko, investigada por abuso de poder, foi detido neste domingo por agentes de elite do serviço secreto, informou uma porta-voz.
"Yuri Lutsenko foi detido às 12H50 (08H50 de Brasília) por onze homens que se o levaram em um micro-ônibus quando ele passeava com o filho e o cachorro", relatou Inna Kysil.
Entre os onze homens havia um representante do ministério público e agentes da unidade Alfa do serviço secreto (SBU).
Kysil disse ainda que a detenção foi "inesperada" para Lutsenko, que estava sob prisão domiciliar desde novembro, quando foi aberta uma investigação contra ele.
"Não compreendo porque ele foi preso pelo SBU. A unidade Alfa deve prender os terroristas, e não participar de casos como este", exclamou Kysil.
O porta-voz do ministério público, Yuri Boitshenko, confirmou a detenção do ex-ministro, indicando que a justiça não fará nenhum comentário até segunda-feira.
A AFP tentou entrar em contato com representantes do SBU neste domingo, em vão.
Yuri Lutsenko, que ocupou a pasta Interior entre fevereiro de 2005 e dezembro de 2006, retornando em dezembro de 2007 até janeiro de 2010, foi acusado de ter "violado o procedimento legal ao contratar seu motorista", o que custou ao Estado "um prejuízo de mais de 40.000 grivnias" (mais de 3.600 euros).
Segundo Lutsenko, o ministério público o acusa de "cumplicidade em atividades criminosas" com seu motorista, que cobrava um extra para complementar sua aposentadoria no valor de 40.000 grivnias.
Por estas acusações, Lutsenko pode ser condenado a até oito anos de prisão.