Agência France-Presse
postado em 26/12/2010 17:12
Jerusalém - O ministro das Relações Exteriores israelense, Avigdor Lieberman, afirmou neste domingo que não é possível assinar um acordo de paz com o governo palestino - como apoiado por algumas potências ocidentais - porque este governo não é legítimo.
"É impossível para nós concluir hoje um acordo global com os palestinos. Para ser claro, é preciso compreender bem que o governo deles é ilegítimo", afirmou Lieberman, chefe de um partido ultranacionalista, durante uma reunião com embaixadores de Israel em Jerusalém.
Lieberman destacou que o partido Fatah do presidente palestino Mahmud Abbas perdeu as eleições gerais de 2006 em benefício dos islamitas do Hamas, que tomaram o controle pela força da Faixa de Gaza em junho de 2007.
A Autoridade Palestina adiou várias vezes as eleições locais e naciionais porque o Hamas se nega a realizá-las em Gaza.
"Trata-se de um governo que adiou três vezes as eleições, que as perdeu, e que não organiza novas eleições, que não prevê realizá-las e que não tem nenhuma garantia de que a próxima vez que as realizar o Hamas não voltará a vencê-las", declarou o minisro, um populista conhecido por ser pouco diplomático.
Lieberman disse ainda que os palestinos rejeitarão qualquer acordo com Israel, por mais generoso que seja, e que há abismos intransponíveis sobre assuntos relativos à segurança do Estado hebreu.
"Mesmo que oferecéssemos Tel Aviv aos palestinos e voltássemos às fronteiras de 1947 (antes da criação do Estado de Israel em 1948), eles encontrarão motivos para não assinar um acordo", enfatizou.