Agência France-Presse
postado em 26/12/2010 17:25
Nueva York - Uma violenta nevasca provocou o cancelamento de centenas de voos nos aeroportos dos Estados Unidos neste domingo, o que prejudicou milhares de passageiros em plena volta dos festejos de Natal, num momento em que a Europa começa a sair de uma situação similar.
A região nordeste é a mais afetada pela tempestade de neve, que deve atingir o norte pelo litoral dos Estados Unidos e provocará nevascas significativas, segundo informou o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS).
Agora é a vez dos americanos enfrentarem a frustração de seus planos de viagem, depois que centenas de passageiros ficaram retidos em Paris e Bruxelas pelas condições climáticas durante a noite de Natal.
Em Washington, que ficou paralisada há um ano por nevascas recordes, foram tomadas medidas preventivas como a aplicação de sal nas ruas e a preparação de veículos de emergência.
Espera-se que a tempestade gere entre 22,8 e 38,1 cm de neve em Nova York e 55,9 cm de nieve em Boston. Os ventos terão uma média de 70 km/h na noite deste domingo.
O tráfego em vários Estados do Sul já foi afetado pelo gelo e a neve. norte da Geórgia foram registrados 15,2 cm de neve no sábado.
O departamento de transporte da Carolina do Norte indicou que as rodovias interestaduais estão parcialmente cobertas com gelo e neve.
Uma neve moderada cobria os estados do sul como Alabama e Mississipi, enquanto que Atlanta (Geórgia) viveu seu primeiro Natal Branco em 128 anos.