Mundo

Seis imigrantes são sequestrados no México. Um deles é assassinado

Agência France-Presse
postado em 27/12/2010 12:20
Oaxaca (México) - Um imigrante salvadorenho foi assassinado e cinco cidadãos da América Central permanecem sequestrados desde terça-feira da semana passada, informou a justiça do México.

Os seis foram surpreendidos por quatro pistoleiros quando viajavam como clandestinos em um trem de carga no estado mexicano de Oacaxa (sul).

O grupo, que originalmente tinha nove imigrantes, foi surpreendido no dia 21 de dezembro por quatro sequestradores em Ixtepec, Oaxaca. Três deles conseguiram escapar e alertaram a promotoria estadual.

Os imigrantes que fugiram são dois salvadorenhos e um guatemalteco.

O governo mexicano investiga uma ação similar na qual teriam sido sequestrados, em 16 de dezembro, pelo menos 40 imigrantes, a maioria da América Central.

Os governos de El Salvador, Guatemala e Honduras denunciaram o sequestro.

O México registrou mais de 10 mil sequestros de imigrantes em apenas um semestre deste ano, o que representa um aumento em relação aos 9.758 registrados em seis meses entre 2008 e 2009, segundo a Comissão de Direitos Humanos.

Quase 500 mil pessoas tentam entrar nos Estados Unidos a cada ano atravessando o México, de acordo com a comissão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação