Agência France-Presse
postado em 27/12/2010 16:06
Ciudad Juarez (México) - Um grupo armado sequestrou a única policial de um povoado próximo a Ciudad Juárez, a mais violenta cidade do México, após incendiar a casa da mulher de 28 anos e dois carros estacionados do lado de fora, informou nesta segunda-feira (27/12) a promotoria.O sequestro ocorreu na quinta-feira, quando um comando armado atacou a residência da policial Irma Erika Gándara que, após a renúncia ou morte de seus companheiros ficou sozinha como a única policial em Guadalupe (nove mil habitantes), a 60km de Ciudad Juárez, em uma área usada pelo tráfico de drogas para o transporte de drogas para os Estados Unidos.
Um comando de 10 homens levou a mulher após incendiar a casa e dois carros que estavam parados do lado de fora, destacaram testemunhas à promotoria.
Guadalupe é vizinho do povoado de Praxedis Guadalupe Guerrero, que em outubro nomeou como chefe de polícia outra jovem, a universitária de 20 anos Marisol Valles.
Ciudad Juárez e povoados vizinhos são cenário de um confronto violento entre os cartéis de Sinaloa e Juárez pelo controle das rotas de droga para os Estados Unidos e os mercados de consumo locais.
Em todo o México mais de 30,2 mil pessoas morreram no âmbito da luta antidrogas desde dezembro de 2006, quando o presidente Felipe Calderón determinou que o exército entrasse na perseguição dos cartéis.