Mundo

Rússia critica pressão ocidental no caso Khodorkovski

Agência France-Presse
postado em 28/12/2010 11:43
Moscou - A Rússia considera "inaceitáveis" as pressões sobre a justiça do país por parte dos Estados Unidos e da Europa no caso do ex-magnata do petróleo Mikhail Khodorkovski, destacou o ministério das Relações Exteriores em um comunicado.

"Tentativas de exercer pressão no tribunal são inaceitáveis", afirma o texto da chancelaria.

"Nós esperamos que todos tratem de seus próprios assuntos, tanto em casa como no cenário internacional", completa o comunicado, em um tom mais agressivo que o habitual para um comunicado diplomático.

"Alegações sobre algum tipo de aplicação seletiva da justiça na Rússia não têm fundamento: os tribunais russos examinam milhares de casos relacionados às responsabilidades de empresários com a lei".

A justiça russa declarou Mikhail Khodorkovski e seu principal sócio, Platon Lebedev, culpados de roubar 218 milhões de toneladas de petróleo da gigante Yukos entre 1998 e 2003, além de lavar os 23,5 bilhões de dólares recebidos pela venda deste petróleo.

O veredito provocou uma forte reação na comunidade ocidental. A Casa Branca afirmou estar preocupada com a "aplicação seletiva da justiça". França e Alemanha também manifestaram preocupação com o sistema judicial russo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação