Mundo

Nevascas: Rússia abre enquete sobre o caos nos aeroportos

Agência France-Presse
postado em 28/12/2010 19:03
Moscou - A justiça russa abriu uma investigação sobre o caos constatado nos dois principais aeroportos de Moscou, confrontados a nevascas que estiveram na origem de atrasos ou cancelamentos de centenas de voos. O tráfego ainda estava perturbado nesta terça-feira (28/12).

"Uma averiguação começou nos aeroportos internacionais de Cheremetievo e Domodedovo, a fim de estabelecer os motivos dos atrasos em massa de voos", indicou o Ministério Público em comunicado.

Investigadores foram enviados aos dois aeroportos para "estudar a situação no local" e "defender os direitos dos passageiros", precisou o procurador Evgueni Pospelov.

Nevascas do fim de semana passada estão na origem de atrasos ou cancelamentos de mais de 200 voos nos três últimos dias tanto em Cheremetievo quanto em Domodedovo, que sofreu, também, um apagão de várias horas, domingo.

As temperaturas estão levemente inferiores a zero grau no país.

Um mau tempo parecido foi registrado pela última vez em dezembro de 1979, observou o chefe do serviço de meteorologia local, Alexe; Loukianov, citado pela agência Interfax.

Em Domodedevo, passageiros tiveram um problema de falta de arejamento, tendo sido vítimas, também, de falta d;água nos banheiros, além de pane no serviço elétrico, contou uma viajante, citada pela Interfax.

"As pessoas estiveram à beira de uma crise de nervos", acrescentou, destacando que a administração das companhias aéreas tiveram que pedir reforço da segurança, para enfrentar a cólera dos passageiros.

A eletricidade foi restabelecida nesta terça-feira em Domodedovo após ter sido totalmente cortada durante o fim de semana passado.

"Não se pode, no entanto, falar de normalização", declarou uma porta-voz do aeroporto, Elena Galanova, à rádio Echo de Moscou.

Funcionários aeroportuários prometeram a saída até a tarde desta terça de todos os voos previstos, mas alguns ainda estavam cancelados em Domodedevo, segundo a agência RIA-Novosti.

A situação acarretou uma explosão dos preços de bebidas e alimentos no aeroporto, assim como nos deslocamentos de táxi.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação