Agência France-Presse
postado em 29/12/2010 09:38
Miami - O funeral do ex-presidente da Venezuela Carlos Andrés Pérez, que faleceu no dia de Natal em consequência de uma parada cardíaca, teve início na terça-feira em Miami.Uma pequena fila foi formada diante da funerária El Caballero Rivero Woodlawn para a despedida do inimigo do atual presidente venezuelano, Hugo Chávez.
Pérez, que tinha 88 anos, era um crítico feroz de Chávez, que chegou a chamar de "satã" em uma entrevista.
A viúva, Cecilia Matos Pérez, pediu ao diretor da funerária que retirasse uma grande bandeira da Venezuela colocada do lado de fora do local.
Funcionários da empresa utilizaram a nova bandeira venezuelana desenhada por Chávez, que tem oito estrelas. A original tinha sete.
O social-democrata Pérez foi presidente entre 1974-1979 e 1989-1993. Durante seu segundo mandato, foi condenado por malversação e teve de deixar a presidência antes de concluir o período de governo. Em 1999 partiu da Venezuela.
Durante seu segundo mandato, em 4 de fevereiro de 1992, sofreu um fracassado golpe de Estado comandando pelo então desconhecido militar Hugo Chávez, atual presidente da Venezuela.
A família informou que o corpo de Péres será levado para a Venezuela quando "houver uma democracia real", e não "sob o mandato" do atual governante, Hugo Chávez.