Agência France-Presse
postado em 29/12/2010 13:57
Washington - O enterro do ex-presidente venezuelano Carlos Andrés Pérez em Miami foi suspenso nesta quarta-feira, informou à AFP sua filha, Cecilia Victoria, aparentemente por desavenças com os familiares de Caracas que querem que o corpo seja repatriado."A única coisa que posso dizer é que o velório será até 11h40 (14H40 de Brasília) de amanhã e depois iremos para a igreja Saint Thomas, onde teremos a missa de corpo presente", declarou Cecília por telefone.
Mas o ex-presidente não será enterrado, explicou, negando-se a confirmar que tenha havido uma ordem judicial para impedir a cerimônia.
Carlos Andrés Pérez teve seis filhos de seu primeiro casamento com Blanca Rodríguez (1948) e outros dois, Cecilia Victoria e María Francia, de sua união com sua secretária Cecilia Matos, com quem vivia em Miami.
O jornal Miami Herald informou que familiares do primeiro casamento, entre eles sua filha Carolina, apresentaram um pedido ante um juiz em Miami para impedir o enterro.
Carlos Andrés Pérez faleceu no sábado, aos 88 anos, devido a um ataque cardíaco, e suas duas filhas mais novas anunciaram que seu corpo não ia ser enterrado na Venezuela porque ali não há democracia.
Presidente entre 1974-1979 e 1989-1993, Carlos Andrés Pérez sofreu duas tentativas de golpe de Estado, um deles protagonizado pelo atual presidente Hugo Chávez. Ele foi destituído e preso em 1993, acusado de corrupção, antes de partir para o exílio.