Agência France-Presse
postado em 29/12/2010 15:39
Um pacote suspeito foi encontrado nesta quarta-feira (29/12) na embaixada dos Estados Unidos ante a Santa Sé, e um esquadrão antibomba foi chamado imediatamente, anunciou a agência de notícias Ansa."Trata-se de um alarme falso", afirmou à AFP um porta-voz da polícia de carabineiros. O esquadrão antibombas informou que no pacote havia apenas material de escritório e documentos.A polícia italiana recebeu durante toda a semana alertas de pacotes-bombas em quatorze sedes diplomáticas em Roma, em sua maioria alertas falsos. As representaçõse diplomáticas da capital italiana se encontram em estado de alerta.
Na sexta-feira passada, dois pacotes-bombas foram enviados às embaixadas do Chile e da Suíça em Roma, ferindo dois funcionários. Outro pacote-bomba foi encontrado na embaixada da Grécia na capital italiana. Essas explosões foram reivindicados por um grupo anarquista italiano chamado Federação Informal da Anarquia (FAI).
A reivindicação estava assinada pela Célula Lambros Fountas, uma referência a um ativista de extrama-esquerda grego morto num tiroteio com a polícia em março de 2010.
Esta não é a primeira vez que os anarquistas agem de forma violenta na Itália. Em 2003, causaram a explosão de duas bombas em Bolonha (centro) perto da casa de Romano Prodi, então presidente da Comissão Europeia. Nos anos seguintes, atacaram principalmente as forças de segurança.