Mundo

Pacote suspeito na embaixada dos EUA ante a Santa Sé é alarme falso

Agência France-Presse
postado em 29/12/2010 15:39
Um pacote suspeito foi encontrado nesta quarta-feira (29/12) na embaixada dos Estados Unidos ante a Santa Sé, e um esquadrão antibomba foi chamado imediatamente, anunciou a agência de notícias Ansa."Trata-se de um alarme falso", afirmou à AFP um porta-voz da polícia de carabineiros. O esquadrão antibombas informou que no pacote havia apenas material de escritório e documentos.

A polícia italiana recebeu durante toda a semana alertas de pacotes-bombas em quatorze sedes diplomáticas em Roma, em sua maioria alertas falsos. As representaçõse diplomáticas da capital italiana se encontram em estado de alerta.

Na sexta-feira passada, dois pacotes-bombas foram enviados às embaixadas do Chile e da Suíça em Roma, ferindo dois funcionários. Outro pacote-bomba foi encontrado na embaixada da Grécia na capital italiana. Essas explosões foram reivindicados por um grupo anarquista italiano chamado Federação Informal da Anarquia (FAI).

A reivindicação estava assinada pela Célula Lambros Fountas, uma referência a um ativista de extrama-esquerda grego morto num tiroteio com a polícia em março de 2010.

Esta não é a primeira vez que os anarquistas agem de forma violenta na Itália. Em 2003, causaram a explosão de duas bombas em Bolonha (centro) perto da casa de Romano Prodi, então presidente da Comissão Europeia. Nos anos seguintes, atacaram principalmente as forças de segurança.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação