Agência France-Presse
postado em 29/12/2010 15:54
Zagreb - O Parlamento croata aprovou, esta quarta-feira (29/12), as mudanças feitas pela primeira-ministra, Jadranka Kosor, em seu gabinete, com o objetivo de impulsionar a economia nacional, que ainda está em recessão.A especialista em economia Martina Dalic substitui no Ministério das Finanças Ivan Suker, líder veterano do Partido da Comunidade Democrática Croata (HDZ, conservador no poder), questionado por não ter conseguido melhorar a situação econômica do país. O Banco Nacional Croata calcula um retrocesso de 1,9% do PIB em 2010, depois de uma queda de 5,8% em 2009.
Entretanto, a dívida externa da Croácia vem aumentando desde o começo da crise financeira, no fim de 2008, de 82,6% para 100,6% do PIB, segundo o banco. A taxa de desemprego beirava os 18,3% em novembro.
A premier croata também criou um novo cargo ministerial, o de vice-primeiro-ministro encarregado de investimentos, para o qual nomeou o empresário Domagoj Milosevic. Kosor mudou, ainda, os ministros de Defesa, Construção e Cultura.
Segundo Kosor, o objetivo das mudanças é "refrescar a equipe governamental", pois enfrentará duas tarefas fundamentais: "a recuperação econômica" e "o fim das negociações" de adesão à União Europeia.
Antes da votação no Parlamento, a primeira-ministra assegurou que a luta contra a corrupção continuaria sendo a terceira prioriedade do governo. Seu antecessor, Ivo Sanader, fugiu recentemente para a Áustria e é investigado por corrupção.