Mundo

Traficante mais procurado da Colômbia morre durante operação policial

Agência France-Presse
postado em 29/12/2010 15:58
Bogotá - Pedro Guerrero, mais conhecido como ;Cuchillo;, um dos traficantes e ex-chefes paramilitares mais procurados da Colômbia, acusado de 3 mil assassinatos, morreu durante operação policial realizada na noite de Natal, anunciou nesta quarta-feira (29/12) o presidente Juan Manuel Santos.

"Caiu o assassino. Estávamos atrás dele há muitos anos", precisou Santos em entrevista à imprensa, acrescentando que se trata "do golpe mais forte dado a bandos de criminosos".

Para o diretor de polícia, general Oscar Naranjo, a luta contra organizações criminosas como a de Guerrero, herdeiras de grupos paramilitares, "tornou-se prioridade e imperativo institucional".

Durante entrevista à imprensa Naranjo mostrou uma pistola revestida em ouro e diamantes que, segundo ele, era o símbolo do poder de Guerrero; e uma faca com a qual, disse, o traficante, de 40 anos, costumava "degolar suas vítimas".

Guerrero, por cuja cabeça os Estados Unidos ofereciam recompensa de 2,5 milhões de dólares, foi morto em missão da qual participaram 200 homens especializados em operações na selva, na aldeia de Puerto Alvira, entre os departamentos (províncias) de Meta e Guaviare (sudeste), segundo a polícia.

Pesavam contra ;Cuchillo; quatro ordens de captura por associação para o tráfico, homicídio agravado, sequestro e deslocamento forçado de camponeses.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação