postado em 30/12/2010 08:00
Era apenas o início do 2010, mas, ao assistir à devastação causada por um terremoto no Haiti, o mundo já percebia que dificilmente outra tragédia de tamanha proporção ocorreria nos 11 meses seguintes. O tremor atingiu a magnitude 7,3 na escala Richter e marcou o ano: levou mais de 230 mil vidas e deixou 1,5 milhão de desabrigados na capital, Porto Príncipe. A catástrofe motivou um esforço mundial, como raramente é visto, para reerguer o país das ruínas. Passados seis meses da tragédia na ilha caribenha, outro exemplo de superação capturou as atenções. A descoberta de que 33 mineiros presos em uma mina no Chile continuavam vivos após um desabamento, e seu resgate 69 dias depois, escreveram uma história que comoveu o mundo com seu final feliz.;A fé dos mineiros moveu montanhas;, disse o presidente chileno, Sebastián Piñera, que acompanhou todo o salvamento, realizado em menos de 24 horas. A operação, iniciada na noite de 12 de outubro, custou US$ 22 milhões e mobilizou uma equipe de mais de 150 pessoas, com ajuda da Nasa (agência espacial americana). Redes de TV acompanharam ao vivo a retirada de cada um dos 33 homens da mina San José, no Deserto de Atacama, e a emoção dos centenas de familiares que passaram semanas no Acampamento Esperanza. ;Nós tivemos a certeza de que era um por todos e todos por um lá embaixo;, disse o mineiro Luis Urzúa, 54 anos, o último a ser retirado, resumindo as lições da experiência em entrevista à revista americana Time.
No caso dos Haiti, foram os cidadãos que ensinaram ao mundo como manter a esperança em um cenário de completo desalento. Com a capital devastada, tiveram de unir forças para resgatar sobreviventes, retirar corpos dos escombros e limpar as ruas, além de reconstruir a rotina. ;É incrível a capacidade que eles tiveram de, naquele caos todo, refazer a vida dentro de uma barraca de lona. Para eles, a vida não parou, mas continuou com muito mais dificuldade;, contou ao Correio o coronel Silva Filho, que chegou ao Haiti 10 dias após o terremoto para integrar a Missão de Estabilização das Nações Unidas, comandada pelo Brasil.
O militar destaca, contudo, o papel fundamental da ajuda internacional ; não só as doações de dinheiro e alimentos, mas o envio de equipes de resgate. ;Naquele primeiro momento, foi muito impressionante a união de todos os países para ajudar. A solidariedade humana foi incrível;, disse. Morreram no terremoto 21 brasileiros, 18 militares e três civis, entre eles a fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns. Enquanto o país se recuperava, os haitianos ainda enfrentaram uma epidemia de cólera que já matou 2,6 mil pessoas e foram às urnas para eleger um novo presidente. O nome do sucessor de René Préval, no entanto, só será definido no segundo turno, em 16 de janeiro.
Bola da vez
Na agenda internacional de 2010, um país se destacou por estar no epicentro de diversas polêmicas: o Irã. Com um impasse sobre o seu programa nuclear que vinha se arrastando de anos anteriores, o país foi alvo da quarta rodada de sanções votada no Conselho de Segurança das Nações Unidas, mesmo depois de ter assinado com o Brasil e a Turquia a Declaração de Teerã, um acordo sobre a troca do material atômico iraniano. Após a medida, as negociações com o Ocidente se mostram cada vez mais uma opção distante.
Cinco meses depois, a Assembleia Geral da ONU votou novamente contra o governo iraniano e aprovou uma resolução condenando violações de direitos humanos no país. O Brasil foi um dos 57 países a se absterem, decisão que foi criticada, dias depois, pela presidente eleita Dilma Rousseff, em entrevista ao jornal The Washington Post. Uma das situações mais questionadas é a da iraniana Sakineh Mohammadi-Ashtiani, condenada à morte por apedrejamento sob a acusação de adultério. Ainda presa, ela está à espera de novo julgamento, e seu caso foi alvo de protestos em todo o mundo. O governo brasileiro chegou a enviar a Teerã um pedido formal de asilo para a iraniana, que foi negado.
2010 EM REVISTA
; JANEIRO
Dia 12 - Um terremoto de magnitude 7,3 devasta o Haiti e deixa mais de 200 mil mortos.
Dia 17 - O magnata Sebastián Piñera é eleito presidente do Chile, na primeira vitória da direita em mais de 50 anos.
; FEVEREIRO
Dia 18 - Obama recebe o dalai-lama e põe à prova relações com a China.
Dia 27 - Terremoto de magnitude 8,8 seguido de tsunami atinge o Chile, deixa mais de 500 mortos e atinge a imagem do novo presidente, acusado de hesitar no socorro às vítimas.
; MARÇO
Dia 20 - O papa expressa ;vergonha; pelo escândalo de pedofilia no clero irlandês e anuncia investigação.
Dia 22 - Obama consegue com aprovar a reforma da saúde, que dará cobertura a 32 milhões de americanos.
Dia 26 - Um torpedo afunda um navio sul-coreano e mata 46 marinheiros. As suspeitas recaem sobre a Coreia do Norte.
Dia 30 - Ciência reproduz o Big Bang no maior colisor atômico do mundo.
; ABRIL
Dia 10 - O presidente da Polônia, Lech Kaczynski, morre em acidente de avião na Rússia, com todo o gabinete.
Dia 15 - Erupção em vulcão na Islândia paralisa o tráfego aéreo na Europa.
Dia 20 - A explosão de uma plataforma de petróleo no Golfo do México causa a pior catástrofe ambiental na história dos EUA.
; MAIO
Dia 1; - Carro-bomba é abandonado na Times Square, causando pânico, mas não vítimas. Faizal Sahzad, americano de origem paquistanesa, admite a autoria do atentado.
Dia 11 - O conservador David Cameron vence as eleições gerais no Reino Unido e substitui o trabalhista Gordon Brown na chefia do governo.
Dia 17 - Irã, Brasil e Turquia assinam a Declaração de Teerã, um acordo para a troca de urânio iraniano.
Dia 31 - Israel ataca uma flotilha que levava ajuda humanitária a Gaza. Nove ativistas turcos morreram.
; JUNHO
Dia 9 - O Conselho de Segurança da ONU rejeita o acordo mediado pelo Brasil e aprova a quarta rodada de sanções contra o Irã
Dia 18 - Morre o escritor português e Nobel de Literatura José Saramago, de 87 anos, em Lanzarote, Espanha.
Dia 20 - O ministro da Defesa de Álvaro Uribe, Juan Manuel Santos, é eleito presidente da Colômbia.
Dia 29 - O FBI prende 11 supostos espiões russos em território americano. Dias depois, eles são trocados por agentes americanos presos na Rússia.
; JULHO
Dia 6 - Cuba anuncia a libertação de 52 presos políticos no prazo de quatro meses.
Dia 12 - Suíça nega a extradição do cineasta franco-polonês Roman Polanski para os EUA e o liberta.
Dia 15 - Após 14 horas de debate, Senado da Argentina aprova casamento gay.
; AGOSTO
Dia 21 - O Irã inaugura sua primeira usina nuclear.
Dia 22 - Presidente chileno anuncia que os 33 trabalhadores presos há 17 dias em uma mina de cobre estão vivos.
Dia 25 - São encontrados os corpos de 72 imigrantes ilegais, entre eles quatro brasileiros, assassinados por narcotraficantes no México.
; SETEMBRO
Dia 21 - Justiça italiana investiga o Banco do Vaticano por lavagem de dinheiro.
Dia 26 - O partido de Hugo Chávez vence as eleições legislativas, mas perde um terço das cadeiras para a oposição.
Dia 30 - O presidente do Equador, Rafael Correa, diz ter sofrido tentativa de golpe de Estado iniciado com uma rebelião de policiais.
; OUTUBRO
Dia 8 - Nobel da Paz vai para o dissidente chinês Liu Xiaobo, o que irrita Pequim.
Dia 12 - Começa o resgate dos 33 mineiros no Chile, que durou menos de 24 horas, foi acompanhado em todo o mundo e terminou com sucesso.
Dia 15 - Israel retoma a expansão de colônias na Cisjordânia, após 10 meses de congelamento, e o processo de paz com os palestinos volta à estaca zero.
Dia 27 - Morre do coração o ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner, que ocupava a Secretaria-Geral da Unasul.
; NOVEMBRO
Dia 2 - A oposição republicana conquista nas urnas a maioria na Câmara e tira cadeiras democratas no Senado, fragilizando o presidente Barack Obama.
Dia 13 - Augn San Suu Kyi, líder da oposição em Mianmar, é libertada depois de 20 anos de prisão domiciliar.
Dia 16 - O príncipe William, segundo na linha sucessória do trono britânico, anuncia que se casará em 2011 com a plebeia Kate Middleton.
Dia 20 - Papa afirma que uso de preservativo é aceitável em ;certos casos;, como na prevenção do HIV.
Dia 23 - Coreia do Norte dispara contra uma ilha sul-coreana e mata dois fuzileiros e dois civis. O incidente leva os dois países à beira da guerra.
Dia 29 - O site WikiLeaks começa a divulgar 250 mil telegramas do Departamento de Estado americano, o que dá início a uma crise diplomática mundial.
; DEZEMBRO
Dia 3 - Brasil reconhece o Estado palestino de acordo com as fronteiras de 1967.
Dia 11 - Conferência do Clima aprova acordos com oposição da Bolívia.
Dia 18 - Parlamento venezuelano dá a Hugo Chávez poderes excepcionais para legislar por decreto nos próximos 18 meses.