Mundo

Resgate no Chile e terremoto no Haiti demontraram capacidade de superação

postado em 30/12/2010 08:00
A capital haitiana, Porto Príncipe, arrasada pelo terremoto de janeiro: ajuda chegou dos cinco continentesEra apenas o início do 2010, mas, ao assistir à devastação causada por um terremoto no Haiti, o mundo já percebia que dificilmente outra tragédia de tamanha proporção ocorreria nos 11 meses seguintes. O tremor atingiu a magnitude 7,3 na escala Richter e marcou o ano: levou mais de 230 mil vidas e deixou 1,5 milhão de desabrigados na capital, Porto Príncipe. A catástrofe motivou um esforço mundial, como raramente é visto, para reerguer o país das ruínas. Passados seis meses da tragédia na ilha caribenha, outro exemplo de superação capturou as atenções. A descoberta de que 33 mineiros presos em uma mina no Chile continuavam vivos após um desabamento, e seu resgate 69 dias depois, escreveram uma história que comoveu o mundo com seu final feliz.

;A fé dos mineiros moveu montanhas;, disse o presidente chileno, Sebastián Piñera, que acompanhou todo o salvamento, realizado em menos de 24 horas. A operação, iniciada na noite de 12 de outubro, custou US$ 22 milhões e mobilizou uma equipe de mais de 150 pessoas, com ajuda da Nasa (agência espacial americana). Redes de TV acompanharam ao vivo a retirada de cada um dos 33 homens da mina San José, no Deserto de Atacama, e a emoção dos centenas de familiares que passaram semanas no Acampamento Esperanza. ;Nós tivemos a certeza de que era um por todos e todos por um lá embaixo;, disse o mineiro Luis Urzúa, 54 anos, o último a ser retirado, resumindo as lições da experiência em entrevista à revista americana Time.

No caso dos Haiti, foram os cidadãos que ensinaram ao mundo como manter a esperança em um cenário de completo desalento. Com a capital devastada, tiveram de unir forças para resgatar sobreviventes, retirar corpos dos escombros e limpar as ruas, além de reconstruir a rotina. ;É incrível a capacidade que eles tiveram de, naquele caos todo, refazer a vida dentro de uma barraca de lona. Para eles, a vida não parou, mas continuou com muito mais dificuldade;, contou ao Correio o coronel Silva Filho, que chegou ao Haiti 10 dias após o terremoto para integrar a Missão de Estabilização das Nações Unidas, comandada pelo Brasil.

O militar destaca, contudo, o papel fundamental da ajuda internacional ; não só as doações de dinheiro e alimentos, mas o envio de equipes de resgate. ;Naquele primeiro momento, foi muito impressionante a união de todos os países para ajudar. A solidariedade humana foi incrível;, disse. Morreram no terremoto 21 brasileiros, 18 militares e três civis, entre eles a fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns. Enquanto o país se recuperava, os haitianos ainda enfrentaram uma epidemia de cólera que já matou 2,6 mil pessoas e foram às urnas para eleger um novo presidente. O nome do sucessor de René Préval, no entanto, só será definido no segundo turno, em 16 de janeiro.

Bola da vez

O mineiro Mario Sepulveda (de óculos escuros) é resgatado no Chile: final feliz após 69 dias de confinamentoNa agenda internacional de 2010, um país se destacou por estar no epicentro de diversas polêmicas: o Irã. Com um impasse sobre o seu programa nuclear que vinha se arrastando de anos anteriores, o país foi alvo da quarta rodada de sanções votada no Conselho de Segurança das Nações Unidas, mesmo depois de ter assinado com o Brasil e a Turquia a Declaração de Teerã, um acordo sobre a troca do material atômico iraniano. Após a medida, as negociações com o Ocidente se mostram cada vez mais uma opção distante.

Cinco meses depois, a Assembleia Geral da ONU votou novamente contra o governo iraniano e aprovou uma resolução condenando violações de direitos humanos no país. O Brasil foi um dos 57 países a se absterem, decisão que foi criticada, dias depois, pela presidente eleita Dilma Rousseff, em entrevista ao jornal The Washington Post. Uma das situações mais questionadas é a da iraniana Sakineh Mohammadi-Ashtiani, condenada à morte por apedrejamento sob a acusação de adultério. Ainda presa, ela está à espera de novo julgamento, e seu caso foi alvo de protestos em todo o mundo. O governo brasileiro chegou a enviar a Teerã um pedido formal de asilo para a iraniana, que foi negado.

2010 EM REVISTA


; JANEIRO
Dia 12 - Um terremoto de magnitude 7,3 devasta o Haiti e deixa mais de 200 mil mortos.

Dia 17 - O magnata Sebastián Piñera é eleito presidente do Chile, na primeira vitória da direita em mais de 50 anos.

; FEVEREIRO
Dia 18 - Obama recebe o dalai-lama e põe à prova relações com a China.

Dia 27 - Terremoto de magnitude 8,8 seguido de tsunami atinge o Chile, deixa mais de 500 mortos e atinge a imagem do novo presidente, acusado de hesitar no socorro às vítimas.

; MARÇO
Dia 20 - O papa expressa ;vergonha; pelo escândalo de pedofilia no clero irlandês e anuncia investigação.

Dia 22 - Obama consegue com aprovar a reforma da saúde, que dará cobertura a 32 milhões de americanos.

Dia 26 - Um torpedo afunda um navio sul-coreano e mata 46 marinheiros. As suspeitas recaem sobre a Coreia do Norte.

Dia 30 - Ciência reproduz o Big Bang no maior colisor atômico do mundo.

; ABRIL

Dia 10 - O presidente da Polônia, Lech Kaczynski, morre em acidente de avião na Rússia, com todo o gabinete.

Dia 15 - Erupção em vulcão na Islândia paralisa o tráfego aéreo na Europa.

Dia 20 - A explosão de uma plataforma de petróleo no Golfo do México causa a pior catástrofe ambiental na história dos EUA.

; MAIO

Dia 1; - Carro-bomba é abandonado na Times Square, causando pânico, mas não vítimas. Faizal Sahzad, americano de origem paquistanesa, admite a autoria do atentado.

Dia 11 - O conservador David Cameron vence as eleições gerais no Reino Unido e substitui o trabalhista Gordon Brown na chefia do governo.

Dia 17 - Irã, Brasil e Turquia assinam a Declaração de Teerã, um acordo para a troca de urânio iraniano.

Dia 31 - Israel ataca uma flotilha que levava ajuda humanitária a Gaza. Nove ativistas turcos morreram.

; JUNHO
Dia 9 - O Conselho de Segurança da ONU rejeita o acordo mediado pelo Brasil e aprova a quarta rodada de sanções contra o Irã
Dia 18 - Morre o escritor português e Nobel de Literatura José Saramago, de 87 anos, em Lanzarote, Espanha.

Dia 20 - O ministro da Defesa de Álvaro Uribe, Juan Manuel Santos, é eleito presidente da Colômbia.

Dia 29 - O FBI prende 11 supostos espiões russos em território americano. Dias depois, eles são trocados por agentes americanos presos na Rússia.

; JULHO
Dia 6 - Cuba anuncia a libertação de 52 presos políticos no prazo de quatro meses.

Dia 12 - Suíça nega a extradição do cineasta franco-polonês Roman Polanski para os EUA e o liberta.

Dia 15 - Após 14 horas de debate, Senado da Argentina aprova casamento gay.

; AGOSTO

Dia 21 - O Irã inaugura sua primeira usina nuclear.

Dia 22 - Presidente chileno anuncia que os 33 trabalhadores presos há 17 dias em uma mina de cobre estão vivos.

Dia 25 - São encontrados os corpos de 72 imigrantes ilegais, entre eles quatro brasileiros, assassinados por narcotraficantes no México.

; SETEMBRO
Dia 21 - Justiça italiana investiga o Banco do Vaticano por lavagem de dinheiro.

Dia 26 - O partido de Hugo Chávez vence as eleições legislativas, mas perde um terço das cadeiras para a oposição.

Dia 30 - O presidente do Equador, Rafael Correa, diz ter sofrido tentativa de golpe de Estado iniciado com uma rebelião de policiais.

; OUTUBRO
Dia 8 - Nobel da Paz vai para o dissidente chinês Liu Xiaobo, o que irrita Pequim.

Dia 12 - Começa o resgate dos 33 mineiros no Chile, que durou menos de 24 horas, foi acompanhado em todo o mundo e terminou com sucesso.

Dia 15 - Israel retoma a expansão de colônias na Cisjordânia, após 10 meses de congelamento, e o processo de paz com os palestinos volta à estaca zero.

Dia 27 - Morre do coração o ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner, que ocupava a Secretaria-Geral da Unasul.

; NOVEMBRO
Dia 2 - A oposição republicana conquista nas urnas a maioria na Câmara e tira cadeiras democratas no Senado, fragilizando o presidente Barack Obama.

Dia 13 - Augn San Suu Kyi, líder da oposição em Mianmar, é libertada depois de 20 anos de prisão domiciliar.

Dia 16 - O príncipe William, segundo na linha sucessória do trono britânico, anuncia que se casará em 2011 com a plebeia Kate Middleton.

Dia 20 - Papa afirma que uso de preservativo é aceitável em ;certos casos;, como na prevenção do HIV.

Dia 23 - Coreia do Norte dispara contra uma ilha sul-coreana e mata dois fuzileiros e dois civis. O incidente leva os dois países à beira da guerra.

Dia 29 - O site WikiLeaks começa a divulgar 250 mil telegramas do Departamento de Estado americano, o que dá início a uma crise diplomática mundial.

; DEZEMBRO

Dia 3 - Brasil reconhece o Estado palestino de acordo com as fronteiras de 1967.

Dia 11 - Conferência do Clima aprova acordos com oposição da Bolívia.

Dia 18 - Parlamento venezuelano dá a Hugo Chávez poderes excepcionais para legislar por decreto nos próximos 18 meses.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação