Agência France-Presse
postado em 30/12/2010 17:26
Nova York - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, advertiu nesta quinta-feira (30/12) os seguidores do presidente em fim de mandato da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, contra um ataque ao hotel utilizado como quartel-general pelo presidente eleito e reconhecido internacionalmente, Alassane Ouatarra, informou um porta-voz.Ban destacou que a missão de paz da ONU "é autorizada a utilizar todos os meios necessários para proteger o seu pessoal, bem como os funcionários do governo e outros civis nas instalações do hotel", afirmou o porta-voz Martin Nesirky em um comunicado.
"Qualquer ataque contra o Golf Hotel pode provocar uma violência generalizada que poderia reacender a guerra civil", alertou Ban.
Alassane Ouattara, o presidente reconhecido pela ONU, tem seu quartel-general no Golf Hotel, em Abidjan.
Na manhã desta quinta-feira, o líder dos "jovens patriotas", partidário de Gbagbo, Charles Blé Goudé, exortou seus seguidores a invadir o hotel no sábado.
O hotel de luxo, que se encontra bloqueado pelos partidários de Gbagbo, é protegido por 800 capacetes azuis da missão das Nações Unidas (ONUCI) e por antigos membros das Forças Novas (FN) de Guillaume Soro, agora primeiro-ministro de Ouattara.