Agência France-Presse
postado em 02/01/2011 19:28
Moscou - A agência federal russa de transportes recomendou neste domingo (2/1) a suspensão dos voos com o Tupolev-154B até que se estabeleça a causa do acidente ocorrido no sábado, na Rússia, com um aparelho deste tipo.A agência "Rostransnadzor adotou a recomendação dos inspetores e aconselha às companhias aéreas a suspender seus voos com o Tu-154B até a apuração da causa do acidente no aeroporto de Surgut", no nordeste da Rússia.
No sábado, um Tu-154B da companhia Kolavia, com 116 passageiros e 8 tripulantes a bordo, se incendiou no momento em que se preparava para decolar de Surgut. O incidente deixou três mortos e 40 feridos.
As caixas pretas do avião, encontradas hoje, permitirão conhecer com precisão as causas do acidente.
O Tu-154B é a principal versão do Tu-154, cujos diferentes modelos sofreram vários acidentes nos últimos anos.
Segundo a Rostransnadzor, 15 aviões deste tipo estão em serviço na Rússia, e não há informação sobre o número de aparelhos Tu-154B voando por todo o mundo, especialmente nas ex-repúblicas soviéticas.
O site da Tupolev (tupolev.ru) informa que "centenas de aviões" deste tipo estão em operação "com sucesso" na Rússia e em outros países".
Em 10 de abril de 2010, o presidente polonês, Lech Kaczynski, e dezenas de funcionários de seu governo morreram na queda de um Tupolev-154M na região de Smolensk, no oeste da Rússia, que deixou 96 mortos.