Agência France-Presse
postado em 03/01/2011 21:32
Washington ; Os Estados Unidos observam "indícios promissores" no início de 2011 em toda a América Latina, com um crescimento econômico forte e valores democráticos, revela um artigo do diplomata Arturo Valenzuela, publicado nesta segunda-feira (3/1)."O ano de 2011 começa com indícios promissores", diz Valenzuela em artigo publicado no site do Departamento de Estado norte-americano.
A presença da secretária americana de Estado, Hillary Clinton, na posse de Dilma Rousseff é um "bom presságio"" para o ano que começa, destacou Valenzuela.
"Buscamos relações produtivas e respeitosas com todos, inclusive quando há divergências, mas sem abandonar nossos valores fundamentais", explicou Valenzuela.
"Entendemos que nem todos os países buscarão a reforma e o progresso da mesma forma, uma constatação que centra nossa relação com o Equador", disse Valenzuela.
Segundo o subsecretário de Estado, Washington "se preocupa quando governos e governantes restringem o espaço ou as práticas democráticas, ou a liberdade econômica".
"Também nos preocupa a interrupção da ordem constitucional, seja pelo governo ou por atores não estatais", concluiu.