Mundo

Obama nomeia William Daley como chefe de gabinete

Agência France-Presse
postado em 06/01/2011 16:11
Washington - Barack Obama anunciou nesta quinta-feira (6/1) a escolha de William Daley como secretário-geral da Casa Branca, um posto chave no qual este ex-ministro de Bill Clinton, ligado a Wall Street, deverá dar mostras de seu talento de organizador e negociador.

"Estou certo de que nos ajudará a fazer crescer a economia", declarou o presidente dos Estados Unidos ao tornar oficial a nomeação de Daley, saudando sua "experiência". Este, estava a seu lado no East Room, o salão de recepção da presidência onde estavam reunidos os colaboradores mais próximos de Obama.

Até então membro da direção do banco JP Morgan Chase, M. Daley, 62 anos, provém de uma potência dinastia política de Chicago, feudo eleitoral de Obama: seu irmão mais velho, Richard Daley, é prefeito desde 1989 de Illinois (norte), e seu pai, também chamado Richard, foi vereador de 1955 até sua morte, em 1976.

No cargo de secretário-geral, braço direito do presidente, Daley vai reinar na Ala Oeste da Casa Branca, centro nervoso do executivo americano. Ele sucede a Pete Rouse, interino, após a saída, em outubro de 2010 de Rahm Emanuel.

Jurista - foi diplomado nas universidades Loyola e John-Marshall -, Daley foi secretário de Comércio no segundo mandato de Bill Clinton a partir de 1997, antes de dirigir durante o segundo semestre de 2000 a campanha presidencial do então vice-presidente Al Gore.

Após a vitória do republicano George W. Bush, Daley foi para o setor financeiro e industrial: foi vice-presidente de uma sociedade de investimentos, depois presidente da empresa de telecomunicações SBC até se somar, em 2004, ao JP Morgan Chase.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação