Mundo

Presidente do Egito adverte Israel contra nova ofensiva em Gaza

Agência France-Presse
postado em 06/01/2011 17:16
Cairo - O presidente egípcio, Hosni Mubarak, advertiu o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, sobre uma nova ofensiva contra Gaza, em um encontro nesta quinta-feira (6/1) no Egito, segundo a agência oficial egípcia Mena.

Durante o encontro realizado em Sharm el-Sheikh, no mar Vermelho, e centrado sobre os meios de retomar o processo de paz entre israelenses e palestinos, que está bloqueado, "Mubarak afirmou que o Egito rejeita qualquer nova ofensiva em Gaza", controlada pelos islamitas palestinos do Hamas, segundo Mena.

Mubarak mencionou "o perigo de recentes ameaças israelenses e suas repercussões sobre a estabilidade e a segurança da região e a paz no Oriente Médio", após os disparos de foguetes palestinos contra Israel e os ataques israeleneses contra o território palestino.

O presidente egípcio advertiu que estas tensões são um obstáculo suplementar aos esforços de retomada do processo de paz.

"Mubarak considerou necesário que Israel reexamine suas tomadas de posição e suas políticas e adote medidas tangíveis para estabelecer a confiança" com os palestinos, segundo Mena.

As negociações de paz foram retomadas no dia 2 de setembro em Washington, após uma suspensão de 20 meses. Foram, entretanto, paralisadas novamente três semanas mais tarde, quando os palestinos exigiam a prorrogação de moratória da colonização israelense, negada por Israel.

Além disso, a tensão aumentou na fronteira entre Israel e Gaza com o disparos de foguetes e obuses a partir do território palestino e as represálias israelenses.

Na quarta-feira, dois palestinos que se aproximaram da fronteira morreram por tiros israelenses. Além disso, sete foguetes foram lançados de Gaza contra o território de Israel sem causar vítimas. Um novo foguete foi lançado nesta quinta-feira.

O Egito, primeiro país árabe a selar a paz com Israel, desempenha há muito tempo o papel de mediador entre israelenses e palestinos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação