Mundo

Colômbia extradita para os EUA a 'rainha das anfetaminas'

Agência France-Presse
postado em 07/01/2011 14:26
A Colômbia entregou nesta sexta-feira aos Estados Unidos Beatriz Elena Henao, conhecida como a "rainha das anfetaminas", exigida por um tribunal de Nova York por tráfico de entorpecentes, informou a polícia.

Beatriz Henao, de 45 anos, detida no dia 1 de setembro de 2009 na cidade de Pereira (360 km a oeste de Bogotá), tinha uma grande importância no mundo das máfias do narcotráfico já que é poliglota, disse a polícia.

"Fala inglês, holandês, alemão e castelhano, o que torna mais fácil a relação comercial com os narcotraficantes de outros países", informou o relatório, lembrando que nos anos 1990 a mulher comercializou mais de 300 mil unidades de anfetaminas aos Estados Unidos, Espanha e Holanda.

O relatório também indicou que dois de seus filhos estão presos, um na Holanda, após ser detido com drogas no aeroporto de Estocolmo, e o outro na Espanha, para onde as autoridades colombianas o extraditaram para que respondesse por homicídio.

Junto com a "rainha das anfetaminas", também foram extraditados aos Estados Unidos outros dois colombianos: Juan Mauricio Ortíz Jimenez e Luis Enrique Salazar Figueroa, requeridos por lavagem de dinheiro.

O relatório da polícia afirmou que com estes três, "foi iniciado o processo de extradições de 2011", e lembrou que em 2010 foram extraditados 168 colombianos, dos quais 148 aos Estados Unidos, 14 à Espanha, 2 à Alemanha e um à Itália, Brasil e Equador".

Em sua grande maioria, estas extradições são relacionadas a crimes ligados ao narcotráfico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação