Mundo

Filipino de 15 anos sobrevive três dias no mar

Agência France-Presse
postado em 07/01/2011 16:03
Manila - Um estudante filipino de 15 anos, enviado sozinho por sua avó para pescar no mar, sobreviveu três dias à deriva depois que o motor de seu barco enguiçou, informaram as autoridades locais nesta sexta-feira (7/1).

Mark Sanico, o menino exausto, com sede e fome, foi lançado a bordo de sua pequena canoa a uma praia na cidade de Danao na quinta-feira, e se recupera em um hospital local, informou a policial Cherry Panares à AFP.

"Ele estava muito fraco. Ficou sem comer ou beber por três dias. Disse que havia sobrado um pouco de milho cozido, mas estragou", informou Panares à AFP por telefone. As grandes ondas o impediram de lançar sua rede para pegar peixe, acrescentou.

Vestindo apenas uma camisa e um short, o menino disse à polícia que o barco navegou pelo menos 90 km através do Mar de Camotes desde sua cidade costeira de Villaba, na ilha de Leyte, sem que qualquer outro marinheiro percebesse sua situação.

O menino contou à polícia que viu outro barco pesqueiro apenas na quarta-feira, mas o pescador aparentemente não o viu acenar pedindo ajuda, disse Panares.

Ela elogiou a resistência do menino, afirmando que uma vida passada na pobreza provavelmente garantiu sua sobrevivência. "Ele é um garoto forte. Foi isso o que provavelmente o salvou", disse Panares, chefe da divisão de mulheres e crianças da polícia de Danao.

O menino contou à polícia que sua mãe o deixou com seus avós alguns meses após seu nascimento. Ele acrescentou que sua avó o enviou ao mar na segunda-feira, quando ele deveria estar na escola, porque precisavam de peixes para comer.

"Eles são muito pobres. O governo municipal precisou dar a passagem de ônibus para a avó para que ela viesse aqui buscar o neto", disse Panares.

"Ele parece bem melhor hoje e está rindo novamente. Contei piadas para ele, para se sinta bem. Ele só quer voltar para casa", concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação