Mundo

WikiLeaks afirma que EUA abriram investigação por espionagem

Agência France-Presse
postado em 08/01/2011 14:55


Estocolmo (Suécia) ; O WikiLeaks revelou neste sábado (8/1) que as autoridades americanas pediram detalhes da conta do Twitter de seu fundador, Julian Assange, e de outras três pessoas ligadas ao site, demonstrando assim a existência de uma investigação secreta por espionagem por parte dos Estados Unidos.

Segundo o site, os pedidos revelam que "o Departamento de Estado pediu as mensagens privadas, os contatos, os endereços IP e os dados pessoais da conta de Julian Assange e de outras três pessoas associadas ao WikiLeaks".

Em seu comunicado, o site não revelou os nomes das outras pessoas, mas a deputada islandesa Birgitta Jonsdottir explicou em sua própria conta do Twitter que havia recebido um pedido formal.

"O governo americano quer ver todos os meus twitts e ainda mais, desde 1; de novembro de 2009. Será que eles têm consciência de que eu pertenço ao Parlamento islandês?", escreveu Jonsdottir no serviço de microblogging.

Em outra mensagem, a parlamentar declarou-se convencida de que o Google e o Facebook "receberam pedidos semelhantes".

De acordo com o WikiLeaks, "a existência de uma investigação secreta levada a cabo por uma grande instância jurídica americana foi confirmada desta maneira pela primeira vez".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação