Mundo

Homens que sequestraram franceses no Níger são encontrados perto do Mali

Agência France-Presse
postado em 08/01/2011 16:25

NIAMEI - Os homens que sequestraram dois cidadãos franceses na noite de sexta-feira (7) em Niamey foram localizados perto do Mali pelas forças de segurança nigerinas, informou neste sábado o porta-voz do governo do Níger, Laouali Dan Dah. Os dois homens, levados de um restaurante da capital nigerina, são de nacionalidade francesa, confirmou Dan Dah.

As forças de defesa e segurança perseguiram os sequestradores e os interceptaram perto da fronteira com o Mali, na madrugada deste sábado, relatou. As forças nigerinas foram atacadas com tiros, mas "não quiseram abrir fogo com medo de ferir os reféns e colocar sua vida em risco, e infelizmente os sequestradores conseguiram cruzar a cerca que divide a fronteira", explicou o porta-voz. "Sabemos onde estão, ainda se encontram em território nigerino", indicou.

Por sua vez, o presidente francês, Nicolás Sarkozy, confirmou neste sábado o sequestro dos dois cidadãos franceses em Niamey. "Dois novos reféns foram sequestrados ontem (sexta-feira) por quatro homens armados quando estavam jantando em um restaurante em Niamey", declarou Sarkozy de Schoelcher, na ilha da Martinica, nas Antilhas francesas.

"Ao que parece", disse Sarkozy, "a Guarda Nacional nigerina está perseguindo os terroristas em seu caminho em direção a Mali. Esta operação ainda está ocorrendo".

Os dois novos reféns "somam-se a outros cinco" franceses sequestrados em setembro passado no norte do Níger, afirmou o presidente.

Com este novo sequestro, já são dez os reféns franceses: sete sequestrados no Níger, dois jornalistas no Afeganistão e um agente secreto na Somália.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação