Agência France-Presse
postado em 09/01/2011 15:29
Berlim - As chuvas persistentes e o degelo na Alemanha causaram o transbordamento de diversos rios e afluentes neste fim de semana, deixando um morto e inundando grandes áreas ao longo dos rios Reno e Mosela, indicaram neste domingo autoridades regionais alemãs.
Um homem de 50 anos morreu afogado no sábado após cair de seu caiaque em um afluente do Reno, o Enz, com um enorme fluxo, perto de Pforzheim (sudoeste), informou a polícia.
Em Colônia (oeste), a região próxima ao Reno estava parcialmente inundada. Em Essen, uma cidade vizinha, o aumento do nível do Ruhr (afluente do Reno) obrigou a polícia a fechar a circulação de vários caminhos e estradas.
Na região em torno do Mosela (outro afluente do Reno), a situação era especialmente crítica. Em Zell e Cochem, as águas ultrapassaram os diques de proteção.
Em Brandeburgo (nordeste), por sua vez, o nível do rio Oder (que corre ao longo da fronteira com a Polônia) era crítico e deve permanecer assim durante as próximas horas, anteciparam as autoridades regionais.