Mundo

Israel rejeita críticas da UE por demolição de prédio em Jerusalém

Agência France-Presse
postado em 10/01/2011 08:54
Jerusalém - Israel rejeitou categoricamente nesta segunda-feira (10/1) as críticas da chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, pela demolição de um hotel abandonado em Jerusalém Oriental.

"Referir-se a Jerusalém como uma colônia é um disparate, um insulto à história da cidade", declarou à AFP o porta-voz do ministério das Relações Exteriores israelense, Ygal Palmor. "É incompreensível que se misturem questões de direito privado, direito internacional e de política", acrescentou.

Em um comunicado divulgado em Bruxelas, Ashton condenou "firmemente" a demolição do hotel Sheperd, no bairro árabe de Sheik Jarrah, e o projeto de construção de uma nova colônia judaica no local.

Ashton lembrou que "as colônias são ilegais de acordo com o direito internacional".

Para a chefe da diplomacia da UE, os assentamentos "minam a confiança entre as partes e representam um obstáculo à paz", estimou, destacando que "Jerusalém Oriental faz parte dos territórios palestinos ocupados" por Israel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação