Mundo

Organização é a favor a retirada de candidato oficial das eleições no Haiti

Agência France-Presse
postado em 10/01/2011 19:45

Porto Príncipe - O relatório de avaliação do primeiro turno das eleições no Haiti, elaborado por especialistas da Organização de Estados Americanos (OEA), preconiza a retirada do candidato da situação, Jude Celestin, do segundo turno das eleições, informou nesta segunda-feira (10/1) um diplomata da ONU.

"Será muito difícil para (o presidente em fim de mandato René) Preval ignorar esta recomendação", afirmou a fonte, que pediu para ter sua identidade preservada. O relatório de avaliação sugere que o cantor Michel Martelly, que terminou em terceiro o primeiro turno eleitoral, seja mantido na corrida presidencial, segundo o diplomata da ONU.

Segundo resultados divulgados do primeiro turno, a ex-primeira-dama, Mirlande Manigat, obteve 31% dos votos, enquanto o candidato da situação, Celestin, obteve 22%. O anúncio dos resultados provocou uma onda de violência em todo o país, que obrigou Preval a pedir ajuda à OEA para a contagem dos votos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação