Brisbane - Oito pessoas morreram e outras 72 foram declaradas desaparecidas devido às inundações que atingem a cidade australiana de Brisbane, disse nesta terça-feira a primeira-ministra do Estado de Qeensland, Anna Bligh, advertindo que o número de vítimas pode aumentar.
Novas chuvas provocaram enchentes nesta segunda-feira no nordeste da Austrália, afetado há vários dias por inundações sem precedentes. Depois de fortes chuvas durante o fim de semana que aumentaram o nível dos rios, uma torrente de água passou pelas ruas de Toowoomba, 130 km a oeste de Brisbane (Queensland, nordeste).
As águas, que inundaram diversas aldeias nesta segunda-feira, mataram outras quatro pessoas, "elevando o total de vítimas para oito" mortos, disse Bligh, qye descreveu as inundações repentinas como "um fenômeno da natureza". Teme-se que o número de vítimas seja ainda maior, disse. "Há também 11 pessoas desaparecidas, tememos muito por suas vidas", acrescentou.
A polícia de Queensland também falou em oito mortos, entre eles duas crianças, e confirmou que o balanço pode aumentar, devido ao desaparecimento de 11 pessoas nas torrentes de água que varrem uma região do tamanho de França e Alemanha juntas.