Mundo

Irã retomará o diálogo sobre o programa nuclear do país em 21 de janeiro

postado em 11/01/2011 10:45
O fim do impasse em torno do programa nuclear do Irã pode estar próximo. Em 21 e 22 de janeiro, representantes iranianos e do grupo P5%2b1 (Grã-Bretanha, China, França, Rússia, os Estados Unidos e a Alemanha) reúnem-se em Istambul, a capital da Turquia, para retomar o diálogo. O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Ramin Mehmanparast, confirmou nesta terça-feira (11/1) as reuniões.

As informações são da agência oficial de notícias do Irã, a Irna. Mehmanparast disse que há disposição de todos ; do governo do Irã e também dos integrantes do G5%2b1 ; para buscar um acordo e examinar possibilidades de cooperação. Segundo ele, o início das discussões foi retomado com o convite para que autoridades estrangeiras visitassem as usinas nucleares do país.

O porta-voz disse que o convite foi ;um passo raro; na indicação de uma política de transparência adotada pelo governo do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. De acordo com Mehmanparast, apenas em ;casos excepcionais; os governos autorizam visitas em instalações nucleares. No entanto, a União Europeia rejeitou o convite.

Para parte da comunidade internacional, o Irã esconde a produção de armas nucleares nos projetos contidos no programa desenvolvido no país. Por essa razão, desde junho de 2010, uma série de sanções ; principalmente nas áreas econômica e comercial ; foram impostas ao Irã. A reação foi liderada pelos Estados Unidos e avalizada pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Antes, os governos do Brasil e da Turquia tentaram intermediar um acordo para a troca de urânio enriquecido com o Irã. A medida visava a atenuar as restrições ao governo iraniano. Pela proposta, o Irã enviará urânio levemente enriquecido a 3,5% para a Turquia e no prazo de até um ano receberá o produto, em menor quantidade, enriquecido a 20%. A proposta, no entanto, não foi aceita como um acordo pela maior parte da comunidade internacional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação