Mundo

CIJ abre audiência sobre disputa entre Costa Rica e Nicarágua

Agência France-Presse
postado em 11/01/2011 11:38
Haia - A Corte Internacional de Justiça (CIJ) abriu nesta terça-feira (11/1) em Haia, as audiências sobre a demanda apresentada pela Costa Rica na Nicarágua por uma suposta invasão militar em território fronteiriço, que fez aumentar a tensão entre os dois países centro-americanos.

Diante de um painel de 16 magistrados reunidos no majestoso Palácio da Paz de Haia, a delegação costa-riquenha tomou primeiramente a palavra para denunciar a "provocação" de Manágua ao invadir o território e uma "atitude" que faz San José temer uma "séria deterioração" do conflito bilateral.

San José quer que o máximo órgão judicial da ONU determine à Nicarágua a retirada imediata de um grupo de militares que supostamente invadiram, em outubro, a pequena ilha fluvial de Portillos, situada perto da desembocadura do rio San Juan, no Caribe, e cuja soberania é disputada pelos dois países.

Da mesma forma, pede que a corte determine a interrupção dos trabalhos para a construção de um canal que Manágua estaria realizando na região, causando danos ambientais.

Os nicaraguenses negam todas as acusações e assim o farão perante os magistrados a partir de 14h GMT (12h de Brasília). A Costa Rica voltará a tomar a palavra na quarta-feira e a outra parte o fará na quinta-feira.

"Há um risco de uma séria deterioração do conflito como resultado da atitude da Nicarágua", advertiu o representante costa-riquenho, Edgar Ugalde Alvarez, vendo "em risco a estabilidade e a paz entre dois países irmãos".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação