Agência France-Presse
postado em 11/01/2011 14:38
Berlim - As autoridades regionais alemãs anunciaram nesta terça-feira (11/1) a detecção de níveis irregularmente altos de dioxina em amostras de carne de porco no norte do país, após o escândalo dos ovos contaminados com esta mesma substância."Um teste com a carne (de porco) revelou um índice de dioxina elevado" em uma das propriedades agrícolas fechadas preventivamente na semana passada, após a descoberta de ração aninal contaminada, indicou à AFP um porta-voz do ministério do Consumo da Baixa Saxônia (norte). "Esta carne não é comercializável, os animais deverão ser abatidos e seus restos incinerados", acrescentou.
O porta-voz não precisou o índice exato detectado, ou em que proporção foi superado o limite permitido. Até agora, as autoridades haviam descoberto uma taxa de dioxina superior ao limite autorizado em ovos.
As dioxinas, resíduos da combustão industrial ou natural, são classificadas como substâncias cancerígenas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Sua absorção em pequenas quantidades pelo corpo não constitui risco imediato, mas o corpo humano tem dificuldades para eliminá-las.