Mundo

Atentado suicida com carro-bomba deixa 18 mortos no Paquistão

Agência France-Presse
postado em 12/01/2011 16:10

Peshawar - Pelo menos 18 pessoas morreram em um atentado suicida com carro-bomba nesta quarta-feira (12/1), reivindicado pelos talibãs, contra uma delegacia perto de Bannu, no noroeste do Paquistão, segundo um novo balanço comunicado por um hospital local. O ataque ocorreu no momento em que o vice-presidente americano, Joe Biden, encontrava-se em visita a Islamabad, onde declarou que seu país - muito impopular no Paquistão - "não é inimigo do Islã".

"Recebemos 18 corpos e 15 feridos", declarou à AFP Mohamad Rahim, médico do principal hospital da cidade. O atentado ocorreu quando um camicase lançou seu veículo contra uma delegacia, e a explosão também atingiu uma mesquita vizinha, onde vários fiéis estavam rezando. O ataque foi reivindicado por um porta-voz do Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP), Azam Tariq. "Seguiremos realizando tais ações enquanto os disparos dos drones (Aviões teleguiados americanos) continuarem", declarou à AFP.

O TTP decretou no verão de 2007 guerra contra o governo do Paquistão por seu apoio à luta contra o terrorismo liderada pelos Estados Unidos. Desde então, realizou diversos atentados suicidas que causaram a morte de cerca de 4 mil pessoas no país. O noroeste do Paquistão, e especialmente as zonas tribais fronteiriças com o Afeganistão, é considerado um feudo dos insurgentes talibãs paquistaneses e de seus aliados da Al-Qaeda. Além disso, constitui uma base de retaguarda para os talibãs afegãos que lutam no Afeganistão contra o governo local e contra as forças internacionais da Otan presentes no país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação