Mundo

Congressista americana 'dá grande passo' para a recuperação

Agência France-Presse
postado em 13/01/2011 18:28

Tucson - A congressista americana baleada na cabeça em um evento político em Tucson, no sábado, deu nesta quinta-feira "um grande passo" em direção à recuperação, ao abrir os olhos e mover as pernas quando solicitado, disseram os médicos. Gabrielle Giffords, de 40 anos, abriu os olhos pela primeira vez quando o presidente Barack Obama a visitou, na quarta-feira à tarde, e depois começou a ficar cada vez mais consciente de seu entorno e é capaz de responder.

"Este é um grande passo à frente, trata-se de um marco importante", disse o neurocirurgião Michael Lemole, responsável pelo tratamento da deputada, que permanece em estado crítico após o tiroteio de sábado, que deixou seis pessoas mortas e outros 13 feridos.

Jared Loughner, de 22 anos, foi detido após ser contido por algumas pessoas que assistiam ao evento, quando recarregava sua pistola semiautomática para seguir disparando contra os seguidores de Giffords, reunidos nos arredores de um supermercado de Tucson, cidade fronteiriça com o México e 185 km ao sul de Phoenix, Arizona (sudoeste).

Os médicos esperam que Giffords possa se sentar em questão de dias, acrescentaram que ela foi capaz de manter os olhos abertos durante 15 minutos e respondeu ao som da televisão em seu quarto. "Milagres acontecem todos os dias. Na medicina nós gostamos realmente de prestar homenagem ao que fazemos ou ao que outros em torno de nós fazem. Uma grande parte da medicina está além do nosso controle", disse Lemole quando questionado sobre se a recuperação foi milagrosa.

Peter Rhee, chefe do Departamento de Traumatologia do Centro Médico da Universidade do Arizona, em Tucson, disse que ficou impressionado com a enorme capacidade de Giffords para responder às ordens dos médicos. "Ela é capaz de mover suas duas pernas quando lhe pedem. E isso é enorme", disse a jornalistas no último boletim médico sobre o estado de saúde de Giffords e de outras vítimas feridas que permanecem hospitalizadas.

O presidente Obama aproveitou para anunciar o progresso de Giffords em um discurso emocionado que fez na quarta-feira à noite, em Tucson, em uma homenagem pública às vítimas. "Gabby abriu os olhos. Assim, posso dizer que ela sabe que estamos aqui. Ela sabe que a amamos. E ela sabe que a estamos apoiando através do que sem dúvida será uma viagem difícil", disse, aumentando a voz, enquanto continha as lágrimas apertando as mãos da primeira-dama.

Enquanto Obama fazia o anúncio, o marido de Giffords, o astronauta Mark Kelly, sentado na primeira fila, ao lado de Michelle Obama, ouvia emocionado o anúncio dos progressos de sua esposa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação